Equipamentos lançados na Agrishow são dotados de tecnologias como sensores ópticos, sistema de gerenciamento de dados e autonomia para reduzir impactos ambientais. Maior feira de tecnologia agrícola do país vai até sexta-feira (2) em Ribeirão Preto (SP). Novas tecnologias otimizam uso de químicos na pulverização do campo
A agricultura brasileira já viveu tempos em que o uso intensivo de produtos químicos era quase sinônimo de produtividade. Contudo, a conta ambiental chegou. Em 2021, o Brasil atingiu 719,4 mil toneladas de agrotóxicos consumidas, um salto de 91% em relação a 2003, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, estudos alertam que a contaminação e os riscos à saúde humana seguem sendo preocupações centrais. Essa realidade acelerou o desenvolvimento de tecnologias mais responsáveis, que colocam a sustentabilidade no centro da operação. Na Agrishow 2025, maior feira de tecnologia agrícola do país que acontece em Ribeirão Preto (SP) até sexta-feira (2), esse movimento é evidente: a nova geração de pulverizadores alia precisão, automação, conectividade e respeito ao meio ambiente.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Entre os destaques estão tecnologias que garantem aplicações gota a gota, equipamentos de grandes dimensões que reduzem o número de passadas no terreno e ainda sensores ópticos que reconhecem as pragas para uma aplicação mais certeira.
Pulverizadores dotados de tecnologia para redução dos impactos ambientais podem ser conferidos na Agrishow 2025
Divulgação CaseIH
Aplicação gota a gota e menos passadas
Uma das novidades é o pulverizador Patriot Série 50, que incorpora um sistema responsável pela aplicação gota a gota, de acordo com a velocidade e relevo do terreno. “É uma revolução. O pulverizador entende onde estão as ervas daninhas e aplica somente ali. Isso representa uma economia de até 80% no uso de defensivos”, destaca Nilson Righi, gerente de marketing tático [...]
qui, mai 01, 2025 8:00:00 AM, Continue reading at the source
O g1 lista os principais destaques dos telejornais da RPC desta quarta-feira (1º). Saiba os endereços, telefones e os sites das reportagens exibidas. g1 Paraná
Bom dia Paraná
>>> Está aberto o segundo processo de vagas iniciais remanescentes da Unicentro. Ao todo são mais de 300 vagas distribuídas em 35 ofertas de cursos nos nossos câmpus universitários e avançados.
As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 4 de maio. O edital com mais informações está disponível no site: matriculas.unicentro.br
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
>>> Confira aqui o link para inscrições do processo seletivo da UEPG para professores colaboradores
Vídeos mais assistidos no g1 Paraná:
Leia mais notícias em g1 Paraná. [...]
qui, mai 01, 2025 8:00:00 AM, Continue reading at the source
Tardes serão marcadas por sol e temperaturas agradáveis, enquanto as noites e manhã devem ser geladas no feriado prolongado do Dia do Trabalhador. Dia de sol e céu aberto em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
O feriado prolongado do Dia do Trabalhador, entre esta quinta-feira (1º) e o próximo domingo (4), tem previsão de tardes quentes, mas com manhãs e noites frias em toda a região do Vale do Paraíba. Em média, as temperaturas permanecerão agradáveis e a tendência é que o período seja típico de outono.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Manhãs e noites frias
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, a queda nas temperaturas mínimas é causada por uma massa de ar de origem polar que chegou à região por conta da frente fria do início da semana.
Essa massa de ar polar provoca maior sensação de frio, principalmente entre as noites e as manhãs, e próximo de vegetações, rios e córregos.
Outro fator é que a nebulosidade - que na prática funciona como um cobertor, ajudando a diminuir a perda de calor durante a madrugada - não tem sido mais registrada na região. Isso também faz a sensação de frio aumentar.
“Com noites mais abertas nessa época em que elas ficam mais longas, vamos ter madrugadas mais frias, possivelmente registrando as madrugadas mais frias do ano até agora. E por isso podemos ter formação de nevoeiros na madrugada e começo da manhã”, explica o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Nesta quarta-feira (30), Campos do Jordão (9.2°C) e São Luiz do Paraitinga (11.5°C) já registraram as duas menores temperaturas do dia no estado. São José dos Campos, com 13,1ºC, registrou a menor temperatura da cidade no mês.
Tardes ensolaradas
A partir do início da tarde, [...]
qui, mai 01, 2025 8:00:00 AM, Continue reading at the source
Cantora voltou ao palco do Ribeirão Rodeo Music na madrugada desta quinta-feira (1) para gravar clipe com um dos maiores Djs do mundo. Ana Castela no show de Alok no Ribeirão Rodeo Music 2025 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Ícone fashion do universo sertanejo, Ana Castela caprichou na produção da madrugada desta quinta-feira (30) para a participação no show de Alok no Ribeirão Rodeo Music 2025, em Ribeirão Preto (SP).
A boiadeira usou um conjunto com inspiração jeans, decotado, cheio de aplicações brilhantes em desenhos que remetem ao country e botas na altura dos joelhos, conhecida como over the knee. Para arrematar, gargantilha, brincos, um aplique até a cintura com tranças, e, claro, chapéu.
Em Ribeirão Preto, Ana Castela e Alok, um dos maiores Djs do mundo, gravaram uma nova parceria, "Deixa Nóis Viver", a segunda deles na cena musical. Em 2024, junto com o rapper Hungria, eles fizeram um feat em “Lua”, juntando três gêneros distintos: o hip hop, o sertanejo e o eletrônico.
O single integrou o DVD “Boiadeira Internacional”, que deu a Ana Castela o Grammy Latino 2024 de melhor álbum de música sertaneja.
Ana Castela capricha em look com inspiração country para gravação com Alok em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Leia mais notícias do Ribeirão Rodeo Music 2025 no g1 [...]
qui, mai 01, 2025 7:42:00 AM, Continue reading at the source
Depois da parceria de 2024, Dj e boiadeira surpreenderam os fãs durante a segunda noite do Ribeirão Rodeo Music na madrugada desta quinta-feira (1). Ana Castela e Alok gravam nova música juntos no palco do Ribeirão Rodeo Music 2025 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Rodeio ou balada? Se depender de Alok e de Ana Castela não tem porque não ser os dois ao mesmo tempo. Uma das principais atrações da segunda noite do Ribeirão Rodeo Music 2025 em Ribeirão Preto (SP), o Dj surpreendeu o público na madrugada desta quinta-feira (1) ao convidar a boiadeira para o palco no meio da apresentação.
A participação mais que especial veio com uma novidade: a gravação de "Deixa Nóis Viver", nova parceria, ao vivo.
“Vocês não sabem, mas estamos lançando uma nova música hoje e já estamos gravando um clipe, aqui, ao vivo. Por isso chamo aqui comigo, Ana Castela”.
Toda de azul, do chapéu às botas, a boiadeira já chegou cantando e se entregando às batidas da nova música.
“Lembre-se que a partir de agora vai ser eternizado. Queremos contar com a energia de Ribeirão Preto”, pediu o Dj antes de tocar a inédita de novo, contando com os fãs.
Ana Casela e Alok em gravação de música nova durante o Ribeirão Rodeo Music 2025 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
LEIA TAMBÉM:
Após provocar Guilherme sobre estilo fashion, Hugo rasga camisa no show em Ribeirão
Chitãozinho & Xororó transformam 55 anos de carreira em show cheio de 'hinos'
Boiadeira capricha em look com inspiração country para gravação com Alok
Não é o primeiro
Além da parceria inédita, a dupla apresentou ao vivo o hit “Lua”, que lançaram juntos em 2024 e que contou também com o rapper Hungria.
Já bem conhecida do público, a música contou com a gritaria do público e foi acompanhada de outras músicas de Ana, inclusive um remix de [...]
qui, mai 01, 2025 7:32:00 AM, Continue reading at the source
Em pouco mais de três meses, o republicano reverteu os modestos progressos nos direitos das pessoas trans e nas proteções que essa pequena comunidade havia conquistado no local de trabalho, no mundo acadêmico e nas instituições federais. Lorelei Crean, de 17 anos
AFP
Lorelei Crean, de 17 anos, passa seu tempo visitando faculdades, concluindo projetos escolares e tentando aproveitar as férias de primavera como qualquer adolescente dos Estados Unidos.
Mas a repressão do presidente americano, Donald Trump, aos direitos LGBTQIAPN+ em seus primeiros 100 dias no cargo forçou Crean, que é trans, a se tornar ativista em tempo integral.
"Tem sido demais. Sinto como se tivesse que ir a alguma coisa toda semana", afirma, listando a longa lista de comícios e eventos organizados para protestar contra Trump, que governa por decretos presidenciais.
Em pouco mais de três meses, o republicano reverteu os modestos progressos nos direitos das pessoas trans e nas proteções que essa pequena comunidade havia conquistado no local de trabalho, no mundo acadêmico e nas instituições federais.
No mês passado, Trump emitiu uma ordem executiva que exigia que instituições que recebem subsídios federais para pesquisa e educação encerrem os tratamentos de mudança de gênero para menores de 19 anos, e ordenou que seu novo secretário da Saúde faça todo o possível para acabar com essa prática.
Uma das primeiras medidas de Trump foi suspender a emissão de documentos com um "X" na caixa de gênero neutro. Em janeiro, Trump decretou que "existem apenas dois gêneros: masculino e feminino".
Crean recebeu recentemente sua nova certidão de nascimento pelo correio "com um 'X' no passaporte de gênero". "Então agora todos os meus documentos legais têm um X", observa.
"Minha existência está, de certa forma, em desacordo com a declaração de Trump", diz Crean, em um parque perto de sua casa no bairro de Washington [...]
qui, mai 01, 2025 7:01:00 AM, Continue reading at the source